Durante a pandemia a Pastoral da Comunicação (Pascom) foi uma das pastorais mais ativas, envolvendo as transmissões das missas, as postagens nas redes sociais, a elaboração da revista “O Cenáculo” e as inúmeras reuniões virtuais que foram realizadas durante todo o ano.

E para bem desempenhar a sua missão, a Pascom realizou no dia 8 de outubro uma formação sobre a plataforma Canva, ferramenta para produção de artes gráficas. A formação foi ministrada por Victtor Vicentino Negri, da Paróquia São Pedro e São Paulo (Decanato Cambé). Ele ensinou a equipe da Pascom os inúmeros recursos do Canva para que todos os agentes da pastoral possam usar nos conteúdos produzidos pela Pascom, tornando-os mais atraentes para os leitores.

Equipe da Pascom com o formador Victtor Vicentino Negri

A Pascom está sempre se atualizando. Ao longo do ano são realizadas formações práticas visando à qualificação e profissionalização dos conteúdos divulgados nos canais de comunicação da paróquia e, também, para não perder de vista o objetivo central da Pastoral da Comunicação que é a evangelização.

“A Pascom trabalha pautada em quatro eixos: formação, produção, articulação e espiritualidade. E é com esses eixos em mente que a pastoral organiza o seu calendário de atividades. O nosso carisma é a evangelização por meio da comunicação e para bem comunicar precisamos, além de saber sobre a doutrina da nossa Igreja, conhecer as técnicas de texto, de fotografia, de criação de artes gráficas, de edição de vídeo”, afirmou Aline Machado Parodi, coordenadora da Pascom.

As formações da Pascom são contínuas e organizadas conforme as necessidades da equipe. Para o próximo ano, a coordenação pretende reforçar o eixo da espiritualidade com a realização de oficinas de oração e momentos de Adoração ao Santíssimo.