O tempo do Advento é o tempo de preparação para o Santo Natal, com duração de quatro semanas. É um tempo todo especial, também um tempo de vigilância, tempo de penitência, de espera. Este ano se inicia no dia 28 de novembro. 

O Advento tem três dimensões: passado, presente e futuro. O passado traz a memória do nascimento de Jesus e o tempo de preparação para a sua vinda. No futuro a segunda vinda de Cristo.

Mas o mais importante é o tempo presente, Jesus que vem todos os dias em nossas vidas, na eucaristia e nos encontros com Jesus e com os irmãos.

Durante o tempo do Advento são apresentados personagens que se destacam na preparação da vinda de Jesus. Segundo o padre Moacir Gionco, SAC, a primeira figura é o profeta Isaías, do século VI a.C., que é o profeta que mais profetiza sobre a vinda do Salvador e sobre sua missão na terra. “Podemos lembrar daquele canto bonito ‘As colinas vão ser abaixadas, os caminhos vão ter mais vigor’. É um canto baseado no profeta e na profecia de Isaías, próprio do Advento”, recorda o padre. 

Outro personagem que se destaca é João Batista, o último profeta. Ele veio para preparar os caminhos do Senhor. João Batista anunciava com vigor a vinda de Jesus Cristo. Anunciava, esperava e convidava todos à conversão e ao perdão dos pecados. Assim, em João Batista, também somos convidados a preparar a vinda do Senhor todos os dias com a oração, a vigilância e na penitência.

A personagem mais importante é Maria. A Virgem Santíssima foi quem mais se preparou para a vinda de Jesus. Ela aceitou o convite de ser a mãe de Jesus, pelo seu “Sim”. E, assim como Maria, somos convidados a dizer sim aos convites que Deus nos faz para a missão aqui neste mundo.

Cada um tem uma missão, cada um tem um trabalho a ser realizado aqui e, por isso, é importante lembrar que Maria deu o seu sim e que também vamos com ela dar o nosso sim. 

No mês de outubro foi celebrado o mês das Missões, que recorda que ser missionário é ajudar as pessoas a descobrir Jesus Cristo, fazer a experiência com Ele no dia a dia e com Maria fazer a experiência com o Senhor, porque foi ela a mais próxima de Deus e de Jesus.

Importante lembrar que Maria foi visitar sua prima, a Santa Isabel, a última personagem a ser destacada. Isabel lembra o valor de acolher as pessoas. Uma mulher de confiança, a prima de Nossa Senhora e a pessoa que Maria podia confiar e contar as suas dificuldades, com certeza, para o nascimento de Jesus. 

Ela foi ter com Isabel também para se preparar para o nascimento do seu filho. Isabel era uma mulher experiente, então Maria foi lá para aprender como se lida com uma criança, com o nascimento de um bebê. 

Além disso, Maria foi, porque ela subiu as montanhas, na sua experiência com Deus, ela sentiu a necessidade de fazer a visita a Isabel. Assim, toda a experiência com Deus leva ao encontro das pessoas. Então Isabel ajuda na preparação para o Natal, acolhendo as pessoas e acolhendo a vontade de Deus.

Assim, se espelhando nos ensinamentos dos personagens, o Advento convida para preparação da nossa casa e do nosso coração para, mais uma vez, receber o menino Jesus.