Todos os anos, em outubro, a Igreja celebra o Mês Missionário. Não que apenas nesse mês somos missionários, afinal todo batizado é enviado em Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo para levar a Boa Nova. Mas em outubro somos chamados a ter um olhar especial à atividade missionária da Igreja. 

A fim de animar os trabalhos as Pontifícias Obras Missionárias (POM) organizam a Campanha Missionária, que este ano tem como lema “Não podemos deixar de falar sobre o que vimos e ouvimos” (At 4,20) e o tema: Jesus Cristo é missão.

O contexto da pandemia de COVID 19 que o mundo está passando fez com que a fragilidade humana se destacasse,  por meio da ampliação do sofrimento, solidão e pobreza, deste modo, o Papa Francisco, em sua Mensagem para o Dia Mundial das Missões nos traz: “Neste tempo de pandemia, perante a tentação de mascarar e justificar a indiferença e a apatia em nome de um distanciamento social saudável, a missão de compaixão é urgentemente necessária por sua capacidade de fazer desse distanciamento recomendável uma oportunidade de encontro, cuidado e promoção.”

Dessa forma devemos recordar dos missionários que se colocam no lugar daqueles que padecem, que levaram esperança, uma palavra de afeto, voltaram seu olhar ao mais necessitados, como entrega e doação aos irmãos.

A Campanha Missionária contempla ações como a Novena Missionária, onde somos convidados a, durante nove dias, aprofundar o tema proposto à luz da palavra de Deus, da partilha e de reflexões. Nos dias 23 e 24 de outubro, coroa-se a celebração com o Dia Mundial das Missões, realizando um gesto concreto, por meio da colaboração financeira na oferta das missas que é inteiramente destinado ao Fundo Mundial de Solidariedade.

O destino das contribuições do ano anterior está disponível no site das POM (https://www.pom.org.br/campanha-missionaria-2021/).