O Outubro Rosa costuma ser marcado por eventos que destacam a conscientização para a prevenção do câncer de mama. Mas com a Pandemia e suas medidas restritivas tudo mudou.  Eventos presenciais foram realizados virtualmente. Atividades físicas foram canceladas para evitar aglomerações. O Hospital do Câncer de Londrina (HCL) foi afetado. Seus gastos aumentaram devido as medidas de prevenção. Foram mantidos apenas atendimentos de emergência.

Flávia Perini, analista de Captação de Recursos do Hospital do Câncer de Londrina, conta que os modos de captação foram afetados, desde os pagamentos dos carnês, programas como empresa amiga, doações espontâneas, alimentos etc.  “Para ter uma ideia, fazia mais de dez anos que não pedíamos doação de arroz e feijão, pois sempre foram doações que chegavam naturalmente e diariamente”.

A analista informa que no ano passado o HCL recebeu mais de 1.000 itens entre lenços e turbantes. Kits de Higiene e produtos como hidratante e protetor solar foram mais de 500. A distribuição é feita durante todo o mês de Outubro, para pacientes internados ou que estão em tratamento.  

Ela destaca a importância das campanhas para colocar em pauta e conscientizar cada vez mais a sociedade sobre a luta para atender mais de 1.600 pacientes por dia. “Toda ação em prol desta campanha tem o poder de transformar o movimento de conscientização em arrecadação e doação, que são de grande ajuda ao Hospital e às pacientes, além de uma demonstração de carinho e amor à essas mulheres que estão passando por essa batalha”, ressalta Flávia. 

Rainha abraça o Outubro Rosa 

Desde 2017 a Pastoral da Saúde promove ações em prol o Hospital do Câncer de Londrina. Tradicionalmente, no mês de outubro é feita a campanha de arrecadação de lenços, toucas e materiais de higiene pessoal que são doados aos pacientes. Além da campanha de arrecadação a pastoral também promovia, antes da pandemia, momentos para realização de atividade física e orientações sobre cuidados com a saúde.

Segundo a coordenadora da Pastoral, Cícera Grosso, a Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos é muito participativa em relação as doações e a campanha Outubro Rosa. Ela explica que apesar de não pedirem, a Pastoral também recebe doação de cabelos para confecção de perucas. 

Este ano, em virtude da pandemia, a pastoral não organizou nenhuma ação presencial. Mas quem quiser fazer doações de produtos de higiene pessoal, lenços ou toucas pode deixar na secretaria paroquial. 

Como mensagem para o Outubro Rosa, a Pastoral da Saúde declara “que todas as mulheres se observem, sentindo ou vendo algo diferente, procurem ajuda médica.”

Como ajudar o HCL? 

Entre em contato com o setor de Captação de Recursos pelo telefone 3379-2614 e pelo site  https://hcl.org.br/