Quando se fala em catequese normalmente vem à memória as crianças, mas a catequese não é apenas para elas. Adultos também buscam essa pastoral por diversos motivos como fazer o sacramento da Crisma porque desejam se casar, pessoas vindas de outras religiões que buscam os sacramentos e, ainda, aqueles que, sem nenhuma religião, procuram a Igreja Católica a fim de conhecer sua doutrina, propondo-se a dar início a uma longa trajetória pelos Sacramentos.

A Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos oferece a catequese para adultos. Os encontros estão sendo ministrados on-line, por causa da pandemia do novo coronavírus. 

Diferentemente da criança, o adulto ingressa na catequese cheio de experiências de vida e cabe ao catequista lapidar essa bagagem para o que é verdadeiro na fé católica. O catequista precisa ter a sensibilidade de saber usar o cotidiano dos adultos para o ensinamento das doutrinas católicas. 

A Bíblia é o instrumento e a fonte mais importante de todo o processo de iniciação à vida cristã, contudo, o catequista precisa usá-la com uma visão da atualidade dentro do contexto da comunidade onde estão inseridos, para que os catequizandos possam colocar em prática a verdadeira mensagem do Catecismo. 

“A catequese está intimamente ligada a toda a vida da Igreja. Dependem essencialmente dela não só a expansão geográfica e o crescimento numérico, mas também, e muito mais ainda, o crescimento interior da Igreja e a sua conformidade com o desígnio de Deus” (Catecismo da Igreja Católica).

Segundo a coordenadora da Catequese, Rosa Maria Machado Tóffolo, a catequese de adultos dura em média um ano com encontros semanais em turmas, mas com a possibilidade de a formação ser individual, quando necessário.

A partir dos 16 anos de idade, a pessoa pode participar da catequese de adultos com a metodologia da Iniciação à Vida Cristã, onde estimula-se a Leitura Orante e o conhecimento e manuseio do Catecismo da Igreja Católica.

A pessoa que não é batizada na Igreja Católica precisa fazer a catequese para receber o sacramento. “O Código de Direito Canônico número 851 orienta que a celebração do Batismo deve ser devidamente preparada assim: o adulto que pretende receber o Batismo seja admitido ao catecumenato, e enquanto possível percorra os vários graus até a iniciação sacramental, de acordo com o ritual de iniciação, adaptado pela Conferência dos Bispos e segundo normas especiais dadas por ela”, explica Rosa Maria. 

Vivência da fé 

O casal Michele Mendes e Igor Santos está fazendo a catequese para receber o Sacramento da Crisma. Os dois estão se preparando para o matrimônio. Eles afirmam que fazer a catequese depois de adultos permitiu que entendessem a importância do estudo da doutrina católica para a vida de fé. 

Michele Mendes e Igor Santos – Foto: Arquivo Pessoal

“Não éramos crismados por isso decidimos fazer a catequese para atingir esse objetivo em si [matrimônio], mas foi surpreendente e nos gerou uma experiência incrível. Foi fundamental para nossa vivência de fé. Por meio dela [catequese] conseguimos abrir nossa mente e adquirimos muito mais conhecimento e sabedoria relacionado  à doutrina cristã e conseguimos esclarecer várias dúvidas que tínhamos”, afirmou o casal. 

Eron Dias também está se preparando para receber o Sacramento da Crisma e durante a caminhada descobriu que precisava aumentar a sua fé. “Acredito que nunca é tarde para aprender os ensinamentos de Deus e a catequese me proporcionou conhecimento e esclarecimento de dúvidas. Descobri que precisava aumentar a minha fé, que não é fácil o caminho da salvação, mas que temos que dar a cada dia um passo”, disse Dias. 

Eron Dia está se preparando para o Sacramento da Crisma – Foto: Graciela Kenopk

“Foi excelente todo período de estudo e sempre ficava muito feliz quando tinha aulas com o professor Fernando [Luís Fernando Rossetto], que era nosso catequista. Quem não fez, aproveite essa oportunidade, passou muito rápido e já estou com saudades dos encontros e amigos lá feitos”, comentou o catequisando. 

Catequese de Adultos 

Para mais informações entre em contato com a Secretaria Paroquia pelo telefone (43) 3327-2518 (WhatsApp) ou com a coordenação da Catequese (43) 99119-0861

Foto: Divulgação