Os casais que constituíram família por união estável ou apenas pelo casamento civil podem legitimar essa união. O setor de Casos Especiais da Pastoral Familiar é responsável por acompanhar e orientar os casais para receberem o Sacramento do Matrimônio. 

O Encontro de Legitimação tem o objetivo de regularizar os matrimônios daqueles que já vivem uma antecipação de uma vida matrimonial. Os encontros visam ajudar o casal a perceber a importância e o verdadeiro significado de se casar na Igreja e a importância da família. Busca ajudar a superar os diversos conflitos que surgem durante a vida do casal e dos filhos, e aprimoram a consciência da importância da bênção de Deus na vida matrimonial.

O conteúdo do Encontro de Legitimação e do curso de Formação de Noivos é basicamente o mesmo, mas a partir de uma entrevista prévia com o pároco, o casal catequista pode trabalhar alguma problemática específica como alcoolismo, drogas, algo referente aos filhos, violência doméstica. 

Para legitimar o casamento a Igreja orienta que para maior zelo e certeza ao receber o Sacramento, o casal esteja morando juntos há pelo menos dois anos. Caso a união seja de menor tempo, quem vai orientar e conduzir o casal será o sacerdote. 

O Código Canônico (cânon 1055), diz que o “pacto matrimonial, pelo qual o homem e a mulher constituem entre si o consórcio íntimo de toda a vida, ordenado por sua índole natural ao bem dos cônjuges e à procriação e educação da prole, entre os batizados foi elevado por Cristo Nosso Senhor à dignidade de sacramento.”

A partir do cânon 1083, o Código apresenta as proibições para que seja recebido o Sacramento do Matrimônio, como por exemplo quem já foi casado. Para os divorciados orienta-se a procurar o Tribunal Eclesiástico e buscar a Nulidade Matrimonial.

Por isso, é muito importante que o casal faça um acompanhamento em sua comunidade, a fim de verificar a total viabilidade de seu matrimônio.

MAIS INFORMAÇÕES

Para informações sobre os Encontros de Legitimação entre em contato com a Secretaria Paroquial. Tel. (43) 3327-2518 (WhatsApp)

Foto: Marcos Zanutto