Com a pandemia, a Pastoral Familiar e Formação de Noivos da Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos mudou a metodologia do Curso de Noivos e está realizando as formações on-line por meio das plataformas de videochamadas, seguindo o Método Personalizado. São dez encontros com duração de 1h a 1h30 cada um. 

O curso de noivos é uma exigência para a realização do Matrimônio e deve ser feito pelo menos seis meses antes do casamento. “A Família é a base de todo ser humano. Nela nascemos, crescemos, aprendemos e, quando já adultos, buscamos formar nossa própria família. Ser papel central significa começar na família todo o processo de catequese e vivência da espiritualidade e fé católica. Desde o primeiro tema que passamos aos noivos, buscamos transmitir esse ideal da Igreja”, afirma Larissa Danielle Araújo Zanin, coordenadora da Pastoral Familiar.

 Os encontros são realizados com um ou dois casais formadores para o máximo três casais de noivos. “É uma formação personalizada, assim os noivos se sentem mais à vontade e confiantes para conversarem, fazerem perguntas e assim são mais participativos aos diversos temas”, explica Claris Romero, uma das formadoras. 

Após o último encontro virtual os casais recebem o certificado e uma benção especial do padre, em uma missa onde os seus familiares e amigos também podem participar. Essa formação é válida por dois anos.

Casais Alessandra Peres dos Santos e Paulo Gonzaga Neto (E) e Isaac Pereira Gomes e Angélica Conciani Corso recebendo o certificado do curso de noivos

A formação on-line permite que casais que não estão em Londrina possam participar. É o caso do casal Francine Grosso, paroquiana que está morando em Pato Branco, e Welinton Trentin, que mora Herval d’Oeste (PR). Eles já fizeram quatro encontros. “Estou gostando muito, está sendo bem esclarecedor. Fazemos a oração inicial e final do livrinho todo encontro. E temos as tarefas também, que possui propostas de espiritualidade”, conta Francine. 

Casados há cinco meses, Daniela Pamela dos Santos Fernandes e João Paulo Vaz Fernandes, afirmam que o curso abriu suas mentes para os desafios do matrimônio. “Ter feito o curso abriu nossa mente, que muitas vezes se mostrou egoístas enquanto “solteiros”, para mostrar que a partir do matrimônio devemos andar não mais sozinho, e sim a três. Uma relação de companheirismo, paciência, doação, compreensão e diálogo, do casal com Deus”, comenta Daniela. 

Foram seis anos de namoro e um de noivado. O casal sempre teve o desejo de se casar na Igreja. 

Assim que definiram a data do casamento, eles procuraram a paróquia para fazer o curso de noivos. “Em vários momentos nós já havíamos ouvido de conhecidos sobre a importância do curso e da sua exigência para a efetivação da cerimônia do casamento. O que não esperávamos era que ali no curso nós iríamos nos deparar com relatos de experiência, conselhos e soluções para os momentos bons e de provações que envolvem o casamento”, recorda. 

“Durante esses cinco meses de matrimônio já vivemos experiências que requereram de nós os conhecimentos obtidos no curso, e que talvez sem o amparo desse aprendizado seria mais difícil encontrar a solução para as novas experiências da convivência a dois”, revela Daniela. 

A Pastoral Familiar pretende continuar com as formações para noivos e para casais de legitimação pelo Método Personalizado após a liberação para encontros presenciais. A pastoral também vai promover formação para os agentes pastorais e busca ampliar a equipe de formadores. “No momento estamos em seis casais dando as formações, porém a demanda de noivos e casais buscando a legitimação é bem grande e vemos a necessidade de expandir conhecimento. Procuramos novos agentes para integrar nossa Pastoral Familiar, então se alguém sentir o chamado, não o deixe passar”, convida Larissa. 

Quem quiser mais informações sobre os cursos de noivos, legitimação ou integrar a pastoral pode entrar em contato com a secretaria paroquial pelo telefone (43) 3327-2518 (WhatsApp).