A catequese não retomará as atividades este ano. As atividades iniciarão em 2021, após a Quarta-feira de Cinzas. As inscrições para a catequese começarão em março ou abril para crianças que completaram nove anos em 2020 ou completarão em 2021.  De acordo com a coordenação arquidiocesana da Catequese, a quarentena inviabilizou as oficinas de formações das catequistas para iniciar o novo ano catequético, que começaria em agosto.

A orientação da Arquidiocese de Londrina é que, quando for liberado o retorno das atividades presenciais, as paróquias as paróquias realizem encontros esporádicos – quinzenais ou mensais – com temáticas diversas. Esses encontros terão o objetivo de manter a relação da catequista com os catequizandos e as famílias.

A intenção da coordenação é de realizar formações no segundo semestre, assim que os órgãos de saúde liberarem os encontros presenciais. Também serão retomados os encontros para os catequizandos que fariam os sacramentos da Primeira Eucaristia e do Crisma este ano.  Com o retorno presencial espera-se ministrar esses dois sacramentos até fevereiro de 2021.

Na Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos 25 catequizandos fariam a Primeira Eucaristia este ano e 30 o sacramento do Crisma. “Será preciso o prazo de três meses para realizar os encontros, mas tudo vai depender de como as coisas vão caminhar [fim da quarentena] e também ainda não sabemos como será ministrado [com ou sem a presença de fiéis]”, explicou Rosa Maria Machado Tóffolo, coordenadora da Catequese da Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos.

Neste período de quarentena, as catequistas estão em contato com as crianças e adolescentes. Enviam semanalmente a liturgia do fim de semana para o estudo em família. “As catequistas também estão enviando atividades esporádicas como quiz para manter o contato”, comentou Rosa.