A pintura de Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos é cheia de sinais da importância de Maria e do papel da mulher como apóstola de Jesus. Originalmente, o quadro foi pintado por Frederico Overbeck, artista luterano convertido, que vivia em Roma. São Vicente Pallotti contratou o pintor Serafim Cesaretti para reproduzir o quadro e fez um pedido: que colocasse uma mulher de cada lado de Maria.

Maria aparece, no centro, com uma auréola na cabeça, indicando que é a esposa fiel, envolta pelo Espírito. Ela porta um traje azul, cor do céu, sinal da plenitude do amor de Deus que a escolheu para ser a Mãe do Salvador.

A Virgem está com os olhos fechados, recordando o Espírito Santo que a envolveu com sua sombra na anunciação: “Eu sou a Serva do Senhor; faça-se em mim segundo a Tua Palavra!” (Lc, 1, 38). Assim como ela, as duas mulheres que estão ao seu lado, porém um pouco mais atrás, também têm seus olhos fechados. Elas representam as discípulas de Jesus e as santas mulheres que esperaram pela vinda do Messias.

São João, o discípulo amado, aparece à direita de Maria e São Pedro à esquerda com as chaves depositadas no chão, ao seu lado, simbolizando o poder que recebeu de Cristo para conduzir o Seu rebanho. São duas chaves, uma de ouro e a outra de bronze. O ouro simboliza a realeza divina da qual o seu ministério representa, e o bronze é o poder recebido de Cristo para ligar e desligar (c.f Mt 16, 19).

“A originalidade de Pallotti foi colocar uma mulher em cada lado para mostrar que as mulheres são chamadas ao apostolado tanto quanto os homens pelo batismo e pela caridade”, explica o padre Antônio Fiori, vigário da Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos. Padre Fiori explica, ainda, que as chaves estão ali para mostrar que a Igreja não é uma reunião caótica de pessoas, mas que tem uma disciplina petrina.

“O quadro nos ensina a viajar pelo amor infinito de Deus Pai, pelo Filho e no Espírito Santo”, diz o vigário. A pintura de Cesaretti está na Igreja Rainha dos Apóstolos, na Via Ferrari, em Roma.  A igreja foi inaugurada em 1935 em homenagem ao centenário de fundação da Sociedade do Apostolado Católico).

Padre Fiori diz que o cenáculo pode ser considerado o primeiro retiro da Igreja e foi pregado por Maria. “Maria pregou por nove dias e ensinou os apóstolos a implorarem. Por Maria, a Igreja aprende que o coração humano é um imenso pedido e súplicas ao céu. Vinde Espírito Santo.”

No cenáculo há dois princípios fundamentais: o mariano e o petrino. Ambos representados no quadro de Pallotti. O princípio mariano é horizontal, onde todos estão reunidos em torno de Maria, sem distinção. E o princípio petrino é hierárquico, como na família, onde o homem representa a hierarquia e mãe representa a igualdade de todos. “Pallotti falava que Maria é mais importante que São Pedro”, afirma o padre.

“O cenáculo de Maria é uma escola e entramos ali para aprender. É por isso que rezamos Maria passa a frente”, diz o sacerdote.

Títulos de Maria

Nossa Senhora Rainha é um dos títulos de Maria. Ela é invocada doze vezes como rainha: dos apóstolos, dos anjos, dos patriarcas, dos profetas, dos confessores, das virgens, dos mártires, de todos os Santos, da paz, concebida sem pecado original e levada aos céus.

Em Salmos, fala-se de uma Rainha que será lembrada e louvada por todas as gerações (c.f Sl 44,18). O evangelista São Lucas confirma que Maria é essa Rainha (c.f Lc 1,48) e, isso é reforçado em Apocalipse 12,1-5. “Um sinal grandioso apareceu no céu, uma mulher vestida de sol, com a lua sob os pés, e com uma coroa de doze estrelas na cabeça… Ela deu à luz um menino, que há de governar as nações com um cetro de ferro.”

Coroação de Nossa Senhora

No dia 30 de maio, Dia da Padroeira, será realizada a coroação da imagem de Nossa Senhora. Em princípio, a celebração será on-line e sem a participação de fiéis. Mas espera-se que até o fim de maio a realização de missas presenciais já esteja liberada. A novena da Padroeira será de 21 a 29 de maio, em princípio transmitida pelo Facebook da paróquia. As demais atividades da programação: carreata e almoço, por enquanto, estão suspensos.